HISTÓRIA DO FESTIVAL
Sai da Lata foi criado em 2009 pelos integrantes da banda Na Lata, Juliano Corrêa, Rubens Leite e Zeh Vargas. Como a maioria dos festivais independentes de sua geração, surgiu da falta de palcos para apresentação de música local, suprindo uma necessidade vital para a sobrevivência das bandas e artistas independentes do Distrito Federal.
Festival multilinguagem que sempre trouxe outras manifestações da cultura urbana para perto da música, teve seu início em uma casa de rock em Brasília e, entre 2012 e 2016 realizou cinco edições na Praça do Museu Nacional da República, ajudando a solidificar a importância deste território para a música candanga. Marcado pela difusão de música autoral, o festival investia em computadores para disponibilizar o download de obras de todos os músicos que se apresentavam no evento.
Após oito anos de pausa nas atividades da banda e do festival, em 2023, Fernanda Samarco, Victor Z., e Zeh Vargas começaram a se reaproximar, motivados por afinidades musicais, artísticas e de produção. Essa conexão resultou em uma parceria firmada através da DiferenteArte, que já havia desenvolvido um projeto de ocupação musical nas praças, com a missão de descentralizar a produção cultural de qualidade no DF.